Mídias Sociais
Por Equipe Fran Jacobsen 16 ago 2020

Nos últimos anos, o Instagram tornou-se uma plataforma muito importante para a divulgação de produtos e serviços, já que, segundo dados da Statista, em 2019, a mídia social tinha 72 milhões de perfis brasileiros, colocando o país em terceiro lugar no ranking mundial - atrás apenas dos EUA e da Índia.

Portanto, como podemos constatar, ter um perfil no Instagram, ainda mais durante o período de crise em que vivemos devido à pandemia - que mudou, não apenas momentaneamente, mas de maneira definitiva o relacionamento do consumidor com as plataformas virtuais - tornou-se praticamente fundamental para qualquer negócio.


Dessa forma, com o mercado ampliando ainda mais suas fronteiras e, consequentemente, tornando-se mais competitivo, é fundamental ter uma questão bem definida: para alcançar o sucesso, não basta estar presente nas mídias sociais. Para que isso seja possível, é preciso realizar um trabalho eficiente para construir a sua imagem e, a partir de então, conseguir destaque diante de tantas alternativas disponíveis no mercado.


Por isso, além da criação de um perfil no Instagram produzindo conteúdo de qualidade, que é um requisito fundamental para alcançar bons resultados, separamos aqui algumas estratégias pra você colocar em prática de maneira orgânica, isto é, sem precisar investir dinheiro, o que se torna ainda mais necessário num momento de crise como esse em que vivemos, com a otimização de verba se fazendo mais necessária do que nunca.


1 - DESCUBRA O SEU PÚBLICO-ALVO
Em primeiro lugar, antes de conhecer os outros tópicos, é preciso que você saiba quem é verdadeiramente o seu público-alvo e, a partir de então, manter o mesmo sempre em vista. Algumas dicas importantes são: acompanhe os usuários que seguem os perfis dos seus concorrentes e siga hashtags que estejam relacionadas com o seu nicho.

2 - INTERAJA COM OS SEUS SEGUIDORES
Foque no relacionamento duradouro e sincero com o seu público. Curta e comente as publicações e comentários dos seus seguidores, pois, além de estreitar o relacionamento diretamente com eles, você também vai despertar o interesse dos outros.

3 - MANTENHA CONTATO COM OUTROS PERFIS E SEUS RESPECTIVOS SEGUIDORES
Mapeie perfis interessantes dentro do seu nicho de mercado, estabeleça uma conexão e mantenha um relacionamento, curtindo e comentando no feed, visualizando os stories e, se possível, compartilhando as publicações no seu próprio canal.


4 - REALIZE SORTEIOS
Atualmente, uma das ações que têm chamado bastante atenção no Instagram, mas que, apesar de não ter um investimento direto, também não pode ser chamada exatamente de orgânica, é a realização de sorteios.
Para viabilizar esse processo, existem diversas formas, mas, de uma maneira geral, o mais comum é oferecer produtos e serviços através de um sorteio, solicitando que os usuários ao menos sigam o seu perfil e também marquem os amigos nos seus comentários.
Porém, antes da realização do sorteio é preciso tomar muito cuidado, já que, para evitar o recebimento de uma multa, é necessário seguir procedimentos legais e fazer um registro antecipado no órgão competente.

CONCLUSÃO
Resumindo o que falamos anteriormente, para conquistar resultados importantes nas mídias sociais, não basta ter um perfil no Instagram, é necessário realizar também um trabalho consistente com planejamento e estratégias bem definidas.
Caso queira saber um pouco mais sobre como melhorar o conteúdo das suas mídias sociais, leia também o artigo 5 dicas para deixar o seu texto no Instagram mais atrativo, que fala a respeito de um fator muito importante para o sucesso das suas publicações.