No mundo do Marketing, por exemplo, uma pesquisa realizada pelo Digital Marketing Institute,
apontou que, embora as mulheres sejam 11% mais eficientes em tecnologia e marketing que os
homens, elas representam apenas 30% da força de trabalho de marketing digital e apenas 6,5%
dos cargos de direção nesta área.
Listamos a seguir alguns grandes nomes do marketing digital mundial que você deve
acompanhar já ? suas lições, dicas e inspirações podem fazer a diferença em sua carreira:
-
Bia Granja: a publisher já foi eleita a 6ª pessoa mais inovadora do mercado de
comunicação e marketing no Brasil e é co-fundadora do youPIX , uma plataforma
aceleradora de negócios para criadores de conteúdo. -
Purna Virji: Gerente Sênior de Engajamento Global da Microsoft, Purna foi apontada
pelo Search Engine Journal como uma das 50 melhores mulheres em marketing digital; -
Martha Gabriel: uma das estudiosas de digital (marketing e tecnologia) mais influente
no Brasil, foi apontada entre as principais referências e fontes do Social Media brasileiro; -
Mari Smith: uma das líderes globais em mídia social, foi incluída pelo TopRank em seu
ranking das 50 mulheres influentes em Marketing de Conteúdo; -
Carol Rocha: uma das mulheres no marketing digital de destaque no Brasil
a Tchulim equilibra os papéis de mãe, publicitária, podcaster e creator em uma série de projetos ? como o #vaidoa.
Para alegria das brasileiras, aqui no nosso país a presença feminina no mercado digital está
crescendo. O ponto da virada tem sido a revolução de informação que vem acontecendo, as
facilidades de comunicação, a cultura disruptiva e a criação de novos modelos de negócios.
Mulheres atuando no mercado digital podem ajudar a economia e o consumo. Mulheres adoram
estar online e representam a maioria ativa nas redes sociais no Brasil: 74% das mulheres
possuem acesso às redes sociais, os homens, 70%.
Com tudo isso acontecendo, é urgente e necessário que a abordagem publicitária e as estratégias
de marketing aprendam a chegar da forma correta às mulheres. Mulheres são complexas como
todos gostam de dizer e, sendo assim, as estratégias para atingi-las também não são simples.
É essencial a mudança de percepção do mercado de trabalho nos segmentos de marketing digital
e tecnologia em relação ao papel da mulher, tanto com a questão da atuação feminina, quanto no
que se refere à idade destas mulheres. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma
que a participação feminina no mercado de trabalho digital está diretamente ligada ao
crescimento econômico.
Queremos que mulheres sejam ouvidas e ocupem os cenários sociais tanto quanto os homens,
independente da profissão, gênero, idade, raça e preferências individuais, algo que pode ser
diretamente aplicado ao ambiente trabalhista.
Autor: Fábio Cruz - Creative Assistant na NBS e estudante de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet.
Deixe um comentário