Marketing Digital
Por Equipe Fran Jacobsen 02 out 2020

Atualmente no mercado de trabalho, como podemos observar em diversos casos, não existe muito a possibilidade de separar o profissional prestador de serviço da atividade de empreendedor, já que o indivíduo muitas vezes é o dono do próprio negócio e, por isso, além da parte técnica da sua profissão, ele precisa realizar outras diversas funções para poder enfim exercer a sua principal formação.
Dentre as muitas atividades que os profissionais precisam desenvolver, a divulgação dos seus produtos e serviços encontra-se entre as suas principais atribuições. Por isso, muitos autônomos, como dentistas, advogados e nutricionistas, por exemplo, utilizam as mídias digitais para divulgar os seus trabalhos.
Porém, dentro desse contexto dos profissionais autônomos, os psicólogos formam um grupo que precisa enfrentar um determinado tabu na sua área de atuação, já que existem algumas discussões sobre como deve ser feita a divulgação do seu trabalho, visto que determinadas ações podem ser consideradas contrárias aos princípios da sua profissão.
Em primeiro lugar, antes de começar a trabalhar o seu marketing, o profissional de psicologia precisa conhecer a fundo o código de ética da sua área e, a partir de então, colocar em prática algumas estratégias muito importantes para ter reconhecimento na sua profissão.

MARKETING DE CONTEÚDO
Para se destacar no mercado, não há dúvidas de que o marketing de conteúdo é uma estratégia excelente para os profissionais da psicologia, já que, como não é possível divulgar o seu trabalho de uma maneira persuasiva, nem muito menos vender algumas soluções prontas - como é o caso de algumas outras áreas - conquistar autoridade produzindo conteúdo de qualidade é um ótimo recurso para atrair o interesse do seu público-alvo.
No marketing digital, existem diversos tipos de canais os quais os profissionais podem utilizar para fazer a divulgação do seu conteúdo e, dentre as várias opções, podemos destacar alguns bons exemplos, como as mídias sociais, blogs, e-mail marketing e anúncios pagos no Google.
No entanto, apesar de todas essas ferramentas encontrarem-se bem acessíveis a todos, para obter sucesso com cada uma delas, é preciso conhecer a fundo as suas peculiaridades, vantagens e desvantagens, boas práticas e também como e quando elas podem e devem ser usadas.
Por isso, para deixar bem claro a proposta deste artigo, quando o assunto é a elaboração de estratégias eficientes para conquistar bons resultados, os profissionais precisam ter um bom conhecimento sobre marketing digital, que, apesar do que possa parecer, vai muito além de ter alguns conhecimentos superficiais sobre como funcionam as ferramentas disponíveis no mercado.

INSTAGRAM
O Instagram é atualmente o grande queridinho no mundo digital, apresentando geralmente um bom engajamento na sua performance, através de postagens que se destacam essencialmente pela sua qualidade visual e com textos relativamente curtos e dinâmicos - o que não impede também a veiculação de um conteúdo mais elaborado.
Durante a pandemia, as lives no Instagram ficaram muito famosas e destacaram-se bastante devido ao conteúdo rico, inédito e espontâneo oferecido ao público. As transmissões ao vivo deixaram bem claro que elas são uma grande oportunidade de aumentar o engajamento e atrair novos seguidores para o seu perfil. E, quando realizadas em parceria, as lives geralmente trazem um grande benefício para os dois perfis envolvidos.
Conheça o trabalho de algumas das nossas parcerias!

Alguns temas importantes sobre o Instagram - como público-alvo, interações na plataforma e hashtags - já foram abordados em outras oportunidades aqui no site. Se você quiser saber um pouco mais, é só acessar os links disponíveis logo abaixo.

FACEBOOK
Até o momento, apesar de alguns não simpatizarem muito com a ideia, o Facebook continua sendo extremamente importante para o marketing digital, já que ainda é a maior mídia social do mundo. Isso sem falar que é através do mesmo, utilizando o Gerenciador de Negócios, que são feitos os anúncios pagos do próprio Instagram inclusive.
Além disso, os conteúdos do Facebook são geralmente muito semelhantes aos do Instagram e, por isso, acabam sendo veiculadas praticamente as mesmas postagens nas duas mídias em questão.
Portanto, quando perguntarem se ainda vale a pena manter ou criar uma fanpage na plataforma, a resposta mais sensata é que os dois canais podem trabalhar perfeitamente juntos através de uma boa parceria.

?? Ao iniciar o Curso de Psicologia logo confirmei minha escolha e pude perceber o quanto esse curso amplia nosso olhar,...

Publicado por Fatima Alves em Quarta-feira, 16 de setembro de 2020

YOUTUBE
A maior plataforma de conteúdo audiovisual do mundo é importantíssima para uma estratégia de marketing digital, já que, quando o assunto é engajamento, ela ocupa o lugar mais alto do ranking como a mídia social número um do país em 2020.
Aproveitando a oportunidade, convidamos você a conhecer o canal de mais um dos nossos parceiros. Assista!

À seguir, separamos algumas indicações de canais sobre psicologia que merecem ser acompanhados. Não deixe de conferir!

WHATSAPP
Reconhecido como o principal aplicativo para troca de mensagens, o WhatsApp é praticamente fundamental para a comunicação hoje em dia. Porém, o que muitos ainda não sabem, é que existe uma versão específica para se tratar de assuntos mais voltados para as atividades profissionais.
Através do WhatsApp Business, você pode disponibilizar mais informações para facilitar o seu trabalho e também para ganhar mais credibilidade com os seus pacientes, tais como o horário do seu expediente de trabalho, o link para o Google Maps indicando a localização do seu consultório, o endereço do seu site e das mídias sociais e o seu e-mail de contato.
 
BLOG
Os blogs são plataformas muito importantes para a produção de conteúdo rico, como é exatamente o caso da psicologia, por isso também são muito bem vistos dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo.
No entanto, para se conquistar bons resultados, além do conhecimento técnico dentro da sua área para criação dos seus artigos, é muito importante ter alguns conhecimentos básicos de SEO (Search Engine Optimization).
Se você deseja saber um pouco mais sobre o assunto e, assim, conseguir ser mais relevante na busca do Google - como por exemplo, através da escolha de palavras-chave - leia o artigo Como escrever textos para o seu blog se destacar no Google.

E-MAIL MARKETING
O e-mail é um dos recursos mais antigos da internet e, portanto, acaba encontrando uma certa resistência na hora de se fazer a divulgação das campanhas nas mídias digitais, pois existe a crença de que se trata de uma solução ultrapassada.
Porém, o que muitos não sabem, é que o e-mail é uma ferramenta importantíssima nos dias de hoje, sendo apontada como uma das alternativas que mais apresentam bons resultados em relação ao custo-benefício.
No entanto, para se obter sucesso nesta plataforma, é imprescindível ter um bom conhecimento a respeito das suas boas práticas, como por exemplo, sobre a construção do seu mailing (lista de contatos), além de diversos outros detalhes na criação do e-mail, para evitar que assim, ele não se torne apenas mais um spam na caixa de entrada do seu público-alvo.
Outro ponto importantíssimo a ser destacado é que, fora do mercado de marketing, muitos profissionais não sabem que existem plataformas específicas para se fazer o disparo dos e-mails, onde você pode inclusive ter acesso a algumas métricas da campanha, como a taxa de abertura da mensagem e o número de cliques nos seus links internos.
Algumas das plataformas de automação de marketing mais usadas para o disparo de e-mails são o MailChimp e o RD Station, mas, dentro do mercado digital, existem ainda diversas opções disponíveis.
O e-mail marketing já foi assunto inclusive de um texto aqui no blog, quando divulgamos a participação especial da Professora Fran Jacobsen em um episódio do podcast Os Impostores, que foi chamado de Pontos fracos e fortes do E-mail Marketing.

ANÚNCIOS NO GOOGLE
Através do Google Ads, que é a plataforma de criação dos anúncios pagos do Google, é possível divulgar os seus serviços nas páginas de pesquisa do mecanismo de buscas mais famoso do mundo. Portanto, se você deseja estar nas primeiras colocações do Google, esse é um bom recurso que pode ser adotado na sua campanha.

Além da rede de pesquisa, o Google Ads permite a veiculação de banners - dos mais variados tipos e tamanhos - nas páginas de sites que sejam parceiros através do Google AdSense. Outro detalhe importante para se destacar, é que através do Google Ads também são veiculados os anúncios do YouTube.
Diante de tantas possibilidades dentro da plataforma, é completamente compreensível que fique uma dúvida no ar: qual delas é a melhor para fazer a minha divulgação? Para responder essa pergunta, é preciso fazer uma análise específica do seu caso, porque isso vai depender muito de diversos fatores, entre eles o objetivo da campanha em questão, o perfil de público que se pretende atingir e o estágio em que se encontra o cliente na sua jornada.

CONCLUSÃO
Como podemos observar, existem diversas soluções disponíveis para o segmento da psicologia dentro do marketing digital. Porém, para conquistar uma boa performance, é fundamental trabalhar com as estratégias corretas, que, para serem elaboradas, exigem muito conhecimento e experiência no mercado digital, o que significa que vai muito além de alguns conhecimentos pontuais sobre as suas ferramentas.
Caso queira saber mais sobre o assunto, basta entrar em contato para marcar um bate-papo com a nossa equipe. Será um prazer entender mais sobre o que você precisa para decolar a sua carreira nas mídias digitais. Além do conhecimento de mais de uma década em marketing digital, contamos com alguns cases de sucesso dentro da própria área de psicologia.
No próximo dia 19 de outubro, teremos o início do curso Planejamento para Instagram, que será completamente online e ao vivo, contando com uma interação direta com os alunos. Portanto, para quem deseja elaborar as suas próprias estratégias digitais, será uma ótima oportunidade para aprender a colocar a mão na massa.
Se você quiser participar do nosso curso, basta fazer a sua inscrição aqui.
Nos vemos em breve! Até mais!