Mídias Sociais
Por Fran Jacobsen 08 jan 2020

O que é gestão em mídias sociais?

Durante um papo com o Rafael Pereira, no qual estávamos debatendo sobre os resultados da ação Comece o Ano Bem chegamos a conclusão que alguns profissionais têm dificuldades para entender o que são as mídias sociais e para que servem.

Tendo em vista que criei um curso livre chamado Planejamento em Mídias Sociais, cujo programa contempla desde conceitos até aulas práticas de gestão em mídias sociais, vou explicitar brevemente o assunto:

O que são mídias sociais?

São tecnologias e práticas online, usadas para disseminar conteúdo, provocar interação, compartilhamento de opiniões, ideias, experiências e perspectivas. Portanto, Blogs, Facebook, Instagram, LinkedIn, WhatsApp, YouTube, Skype, Spotify, entre outros são mídias sociais.

A maioria das pessoas está em pelo menos uma rede social, tem um perfil  onde troca mensagens, faz comentários e compartilha conteúdos diariamente.

De acordo com pesquisas, um terço da população mundial está nessas plataformas, são 3 bilhões de usuários ativos mensais, segundo o Statista. (Fonte: Neil Pattel)

Se você é um profissional liberal, empreendedor ou trabalha no marketing de uma empresa, afirmo:

Hoje, o desafio é marcar presença nas mídias digitais de forma transparente, natural, orgânica e principalmente com relevância para os indivíduos.

Por onde começar? 
De acordo com a análise de cenário, entendimento do briefing e público-alvo, desenvolvemos um plano estratégico de gestão em mídias sociais que contempla:

  1. Definição do volume ideal de conteúdo por rede social; 
  2. Identificação dos melhores horários para publicar/agendar os posts;
  3. Definição do plano de anúncios de acordo com os objetivos do cliente;
  4. Desenvolvimento de pauta mensal e cronograma editorial;
  5. Produção de conteúdo, inclusive audiovisual;
  6. Agendamento de publicações;
  7. Atendimento e interações nas redes sociais de acordo com a persona do cliente;
  8. Monitoramento parcial ou pleno;
  9. Desenvolvimento de relatórios;
  10. Apresentação dos resultados e feedback do cliente.

Muitos clientes e alunos me perguntam ou afirmam: 

- "Preciso ter um site?"

- "Posso divulgar meus serviços apenas no Instagram?"

Calmamente respondo:

As mídias sociais não fazem milagres! É preciso ter um plano integrado de marketing digital com site, landing pages, ações de e-mail marketing, Inbound Marketing, Facebook Ads, Google Ads, etc.  Porém, tudo depende dos objetivos e orçamento do cliente. E afirmo: ter um site é primordial!

Quer saber mais? Fale comigo :)