As empresas We are social e Hootsuite anualmente apresentam relatório com dados importantes sobre a audiência da Internet, dispositivos móveis, redes sociais e e-commerce. A seguir destaco alguns tópicos da pesquisa Digital 2019 com insights sobre mídias sociais no Brasil e no mundo.
Uso das redes sociais no mundo
Cerca de 3,5 bilhões de pessoas possuem cadastro em alguma rede social. Ou seja, quase metade da população mundial (7,7 bilhões).
O Brasil é o segundo país onde o usuário passa mais tempo nas redes sociais (3h34 por dia, em média), atrás apenas de Filipinas. Entre as plataformas mais utilizadas estão o Youtube, Facebook, WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger. Confira o ranking das redes sociais no mundo:
Rede social | Usuários ativos *em milhões |
1. Facebook | 2,271 |
2. YouTube | 1,900 |
3. WhatsApp | 1,500 |
4. Facebook Messenger | 1,300 |
5. WBXIN/WeChat | 1,083 |
6. Instagram | 1,000 |
7. QQ | 803 |
8. QZone | 531 |
9. DOUYIN/TikTok | 500 |
10. Sina Weibo | 446 |
11. Reddit | 330 |
12. Twitter | 326 |
13. Douban | 320 |
14. LinkedIn | 303 |
15. Baidu Tieba | 300 |
16. Skype | 300 |
17. Snapchat | 287 |
18. Viber | 260 |
19. Pinterest | 250 |
20. Line | 194 |
Uso das redes sociais no Brasil
O relatório apontou que 66% da população brasileira é usuária das redes sociais. São 140 milhões de usuários ativos, dentre eles mais de 10 milhões são novos usuários
Confira as redes sociais mais usadas no Brasil:
Acesse o relatório na íntegra: Global Digital Report 2019.
Para criar um planejamento de mídias sociais é importante considerar o nicho de atuação do cliente, fazer uma análise prévia do público-alvo, monitorar as menções sobre a marca e seus principais concorrentes nas redes sociais e observar pesquisas como essa.
A produção de vídeos está ganhando cada vez mais importância e o aumento da popularidade do YouTube é uma prova disso. Hoje, a plataforma de vídeos é usada para assistir programas, escutar músicas, ver jogos e acompanhar digital influencers. Vale considerar o YouTube no seu plano de marketing digital!
Deixe um comentário