Marketing Digital
Por Equipe Fran Jacobsen 27 out 2020

Durante a quarentena, devido às limitações impostas pela pandemia, todos nós tivemos que nos adaptar a um novo estilo de vida - o tão falado "novo normal" - onde, segundo especialistas, é extremamente importante praticar o isolamento, evitando - sempre que possível -  lidar diretamente com outras pessoas e, principalmente, não frequentar nenhum tipo de aglomeração.  
Neste período de mudanças, nos tornamos testemunhas de uma verdadeira revolução na internet, já que o mundo foi obrigado a passar por uma grande aceleração digital e, o que provavelmente levaria muitos anos para acontecer - ou até mesmo décadas - acabou tornando-se uma realidade em poucos meses.
Segundo o Google, neste novo cenário, além de procurar informações sobre a pandemia, a população passou a usar sua busca para resolver algumas atividades cotidianas, que, antes desse período, eram realizadas muitas vezes de maneira presencial, pois grande parte inclusive nem sabia ao certo que elas poderiam ser resolvidas mais facilmente pela internet.
Uma das principais buscas que aconteceram nos últimos tempos, que o Think With Google resolveu chamar de vida "digital first", foi o termo "terapia online", já que, além dos pacientes que teriam normalmente interesse e necessidade de realizar algum tipo de tratamento psicológico, de acordo com a análise de alguns especialistas, sintomas como estresse e ansiedade foram intensificados devido à pandemia, sendo provavelmente os principais responsáveis por desencadear realmente esse grande aumento do número de pesquisas.

FONTE: Think With Google


POR QUE OS PROFISSIONAIS DEVEM BUSCAR DESTAQUE NO GOOGLE?
Como todos sabem, quando o assunto é fazer buscas na internet, o Google é o líder absoluto do mercado, concentrando mais de 90% das pesquisas realizadas no país. Portanto, para quem deseja ganhar visibilidade nos meios digitais, estar bem posicionado nas suas primeiras colocações será provavelmente uma porta aberta para realizar ótimos negócios.
Porém, para alcançar o ranking na rede de pesquisas do Google de maneira orgânica, isto é, sem fazer nenhum investimento direto na plataforma, o usuário precisa planejar um trabalho muito consistente, já que, como existem cada vez mais usuários na internet, a disputa pelas primeiras posições é bastante concorrida.

A IMPORTÂNCIA DE TER O SEU PRÓPRIO SITE
Hoje em dia, apesar do Google indexar as mídias sociais na sua busca, como o Facebook e o Instagram, por exemplo, ter um site ainda sim é muito importante por diversos motivos, entre os quais, podemos destacar o aumento de requisitos como alcance, respeito, autoridade e credibilidade, que trazem como grande resultado um maior fortalecimento da sua marca.
Além disso, uma das principais razões para desenvolver o seu próprio site, que vale muito a pena ser reforçado, é o fato dele ser um espaço verdadeiramente seu na internet, onde é possível ter controle de praticamente tudo o que acontece na plataforma, o que não é o caso das mídias sociais, por exemplo.

Para ilustrar de maneira clara a situação, podemos citar como exemplo a mudança do algoritmo do Facebook, que aconteceu em 2018, e fez com que o seu alcance orgânico despencasse completamente, prejudicando o trabalho dos usuários que até então eram muito dependentes da plataforma para divulgar os seus trabalhos.
Voltando um pouco mais na história, bem no começo da popularização da internet banda larga no país, quem é que não se lembra do Orkut? Pois então, junto com ele toneladas e mais toneladas de conteúdo desapareceram e também não podem mais ser acessados.
Diante de tudo isso, fica cada vez mais claro o quanto nós temos que ficar bem atentos, pois nunca se sabe o que pode acontecer no mundo virtual e, como as mídias sociais pertencem a terceiros, não temos como precisar até quando elas estarão online com o nosso conteúdo que é construído com muito trabalho.

OPÇÕES PARA A CRIAÇÃO DE SITES
Para quem deseja ganhar mais destaque nos mecanismos de busca, o próprio Google oferece uma boa solução através do Google Meu Negócio, que, apesar da vantagem de ser gratuito, quando o assunto é customização, ele apresenta uma certa limitação.
Para a criação de sites mais personalizados, o recomendável é a utilização de um CMS (Content Management System), onde o mais popular com certeza é o WordPress, já que concentra cerca de 38% de todos os sites da internet. Porém, como é importante de ser destacado, caso não seja utilizada a versão gratuita, será necessário fazer um investimento para ter um domínio e uma hospedagem.

OTIMIZAÇÃO PARA OS MECANISMOS DE BUSCA
SEO (Search Engine Optimization) é o nome que se dá ao conjunto de técnicas que são trabalhadas, sem fazer nenhum investimento direto na plataforma, para que um site consiga se destacar nos mecanismos de busca. Dentre os critérios que precisam ser desenvolvidos nesse processo - entre muitos outros - podemos destacar o planejamento de palavras-chave, o tempo de carregamento das páginas, as URLs amigáveis e os backlinks, por exemplo.
Se você quiser saber um pouco mais sobre o assunto, mais especificamente sobre os critérios técnicos que precisam ser levados em conta durante a produção de conteúdo para a internet, leia o artigo Como escrever textos para o seu blog se destacar no Google.

COMO CRIAR ANÚNCIOS NO GOOGLE
Para começar a criar os seus anúncios, o primeiro passo é acessar a plataforma do Google Ads, que permite aos usuários elaborar basicamente quatro tipos campanhas: rede de pesquisa, display, shopping e YouTube.
Os anúncios da rede de pesquisa são elaborados basicamente a partir de um planejamento de palavras-chave, que, no momento da busca do usuário no Google, disputam com outros anunciantes que fizeram as mesmas escolhas através de um leilão, que ocorre basicamente em função do CPC (custo por clique).

As campanhas na rede de display consistem na veiculação de anúncios gráficos nos sites que são parceiros através do Google AdSense, e ocorrem de acordo com as configurações estabelecidas na plataforma.
O Google Shopping é um tipo de anúncio gráfico que também é veiculado nas duas redes (pesquisa e display), contendo, no entanto, mais informações sobre o produto, como preço e outras especificações. Porém, como esse tipo de campanha é voltada exclusivamente para o e-commerce, ela foge um pouco do tema do artigo em questão.
Os anúncios do YouTube, assim como os anteriores, também são feitos através do Google Ads. Como exemplo de alguns formatos disponíveis na plataforma, podemos destacar os anúncios in-stream puláveis e não puláveis, video discovery e masthead. 

PSICÓLOGOS E O MARKETING DIGITAL
O fato do aumento do número de pesquisas sobre terapia online ter acontecido durante a pandemia, que se trata de um momento extremamente efêmero, não indica que a busca pelo serviço também será necessariamente dessa forma.
Apesar da retomada das atividades de uma maneira normal no futuro, nem tudo será exatamente como era antes, já que, como ficou bem claro para todos nós, muitas atividades podem ser desenvolvidas adequadamente através da internet.
Dentro desse contexto, como a busca por tratamento psicológico foi um dos requisitos que mais apresentou crescimento nos últimos tempos, ficou ainda mais evidente o quanto os psicólogos precisam se adaptar para exercer e divulgar os seus trabalhos também no meio digital.

CONCLUSÃO
Nesse texto, vimos como é possível trabalhar a sua divulgação através do Google, porém, como se sabe, existem diversas possibilidades para a realização desse trabalho nas mídias digitais.
Se você quiser saber mais sobre o assunto, leia o artigo Marketing para psicólogos: como divulgar melhor o seu trabalho, que foi publicado recentemente aqui no site e fala sobre quais são os caminhos que podem ser seguidos dentro de um planejamento digital.
Caso queira se aprofundar ainda mais, entre em contato para marcar um bate-papo com a nossa equipe. Será um grande prazer entender melhor o que você precisa no seu trabalho e, dessa forma, traçar uma estratégia sob medida para a sua divulgação.