Marketing Digital
Por João Paulo 07 jun 2020

    Vivemos em uma era de mudanças e, mais que isso, uma mudança de era. Antigos paradigmas estão em constante mutação e o meio publicitário precisa acompanhar isso. E, por que não, também ajudar a escrever tais mudanças.

Muitas tecnologias surgiram, e para acompanhar as novidades, houve também uma mudança cognitiva a nível mundial.

Já se foi a época em que a marca ditava o produto, já que o inverso agora é de praxe, pois estamos em um período que podemos chamar de "A era do Marketing de empatia".

Junto ao advento da era digital, surgiu também a reinvenção do público e do produto. Hoje em dia, temos diversas ferramentas, programas e aplicativos que, em teoria, revolucionaram o que enxergávamos como marketing e publicidade.

Porém, essas ferramentas são apenas a metade do caminho, pois o que importa realmente é como a marca conversa com seu público, já que ela deve aprender a conhecer o mesmo também de uma maneira mais sentimental.

A sociedade vive conectada 24 horas por dia e consome um volume imenso de informações. As redes sociais aproximaram ainda mais as pessoas e, ao mesmo tempo, as dividiram em seus determinados grupos, que mesmo separados por milhares de quilômetros, estão cada vez mais próximos.

E, justamente por conta dessa proximidade, o consumidor começou a fazer perguntas, como por exemplo: Quem é essa marca? Por onde ela anda? O que ela defende? 

A partir de então, surgiu uma necessidade sentimental de se conectar, onde o público tem o poder de "cancelar" a marca perante a sociedade, o que poderia ser algo inimaginável há alguns anos.

A tecnologia e a cultura se reiventaram e continuam se reiventando uma a outra e, diante desse cenário, a marca tem que aprender a se adequar a essa nova parametrização.

Enfim, podemos dizer que a marca está em um relacionamento com o cliente e, por isso, deve tomar muito cuidado para que esse relacionamento seja saudável para ambos os lados. Lembre-se: um relacionamento abusivo não está com nada nos dias de hoje.

 

João Paulo Martins é Estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e Fotógrafo.