Marketing Digital
Por Josafá Tavares 01 jun 2020

Não basta estar presente nas mídias sociais é preciso estar engajado com os desejos e necessidades do seu consumidor, para desenvolver o conteúdo correto e assim construir relacionamentos.  Ganhar reconhecimento do seu público-alvo é ter proximidade e contato no dia-a-dia do consumidor através das mídias sociais. Com isso é preciso alinhar uma estratégia para estabelecer um vínculo sólido e positivo entre a marca e o cliente.

            Ao conhecer os detalhes dos hábitos, preferências e características de quem consumirá seu conteúdo, a aproximação se dará uma forma natural e orgânica. É necessário especificar de forma detalhada seu consumidor de modo a aproximá-lo da sua marca; essa é a ideia da persona.

Mas afinal,  o que é persona?

Bom, basicamente é a criação detalhada de um personagem fictício que representa características do seu cliente ideal, que faz parte do público-alvo. Com isso, especificamos seus desejos, hábitos, faixa etária, renda, objetivos, entre outros.

 

Sabemos que um produto e/ou serviço é bem aceito se a oferta for baseada no perfil do consumidor, por isso é fundamental estratégia de marketing definir uma persona. 

A oferta de produtos e /ou serviços tem sempre que ser vista como uma solução para possíveis problemas que os consumidores possuem. Para identificar e solucionar os problemas é necessário conhecer muito bem o seu público-alvo.

 

Como definir a persona ou personas?

Pense na possibilidade de  entrevistar seus clientes é a melhor forma de definir suas personas. Assim, você evita ?achismos? da percepção interna da empresa.

Verifique seu banco de dados de clientes, selecione uma base significativa de 5 a 15 pessoas e prepare um roteiro para realizar entrevistas, que podem ser feitas por meio de formulário digital no Google Forms ou SurveyMonkey.

 

Veja abaixo algumas perguntas para você mapear de forma eficiente o seu público e assim desenhar a sua persona:

 

  • O que faz nas horas de lazer?
  • Onde busca informações?
  • Critérios de decisão na hora da compra;
  • Como e que tipo de conteúdo ele consome;
  • Quais redes sociais que eles possuem;
  • Com qual frequência ele usa as redes;
  • O que ele compartilha;
  • Quais marcas ele segue;
  • Qual tipo de linguagem os consumidores costumam utilizar;
  • Qual tipo de postagem ele espera que uma empresa de seu nicho ofereça.

 

Essas são algumas das perguntas que precisam ser trabalhadas na pesquisa para poder definir a sua persona. Pois  dessa forma a comunicação com o consumidor será mais fácil, agradável e familiar. Portanto, definir uma persona para sua estratégia de conteúdo de marketing nas mídias sociais é fundamental para maior visibilidade da sua marca, tornando mais fácil e natural a geração e nutrição de leads.

Agora, o que acha de colocar a mão na massa e desenvolver a sua persona? Vamos lá, pesquise e entenda o comportamento do seu consumidor.

Autor: Josafá Tavares é Desenvolvedor Web e estudante de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet.