Não basta estar presente nas mídias sociais é preciso estar engajado com os desejos e necessidades do seu consumidor, para desenvolver o conteúdo correto e assim construir relacionamentos. Ganhar reconhecimento do seu público-alvo é ter proximidade e contato no dia-a-dia do consumidor através das mídias sociais. Com isso é preciso alinhar uma estratégia para estabelecer um vínculo sólido e positivo entre a marca e o cliente.
Ao conhecer os detalhes dos hábitos, preferências e características de quem consumirá seu conteúdo, a aproximação se dará uma forma natural e orgânica. É necessário especificar de forma detalhada seu consumidor de modo a aproximá-lo da sua marca; essa é a ideia da persona.
Mas afinal, o que é persona?
Bom, basicamente é a criação detalhada de um personagem fictício que representa características do seu cliente ideal, que faz parte do público-alvo. Com isso, especificamos seus desejos, hábitos, faixa etária, renda, objetivos, entre outros.
Sabemos que um produto e/ou serviço é bem aceito se a oferta for baseada no perfil do consumidor, por isso é fundamental estratégia de marketing definir uma persona.
A oferta de produtos e /ou serviços tem sempre que ser vista como uma solução para possíveis problemas que os consumidores possuem. Para identificar e solucionar os problemas é necessário conhecer muito bem o seu público-alvo.
Como definir a persona ou personas?
Pense na possibilidade de entrevistar seus clientes é a melhor forma de definir suas personas. Assim, você evita ?achismos? da percepção interna da empresa.
Verifique seu banco de dados de clientes, selecione uma base significativa de 5 a 15 pessoas e prepare um roteiro para realizar entrevistas, que podem ser feitas por meio de formulário digital no Google Forms ou SurveyMonkey.
Veja abaixo algumas perguntas para você mapear de forma eficiente o seu público e assim desenhar a sua persona:
- O que faz nas horas de lazer?
- Onde busca informações?
- Critérios de decisão na hora da compra;
- Como e que tipo de conteúdo ele consome;
- Quais redes sociais que eles possuem;
- Com qual frequência ele usa as redes;
- O que ele compartilha;
- Quais marcas ele segue;
- Qual tipo de linguagem os consumidores costumam utilizar;
- Qual tipo de postagem ele espera que uma empresa de seu nicho ofereça.
Essas são algumas das perguntas que precisam ser trabalhadas na pesquisa para poder definir a sua persona. Pois dessa forma a comunicação com o consumidor será mais fácil, agradável e familiar. Portanto, definir uma persona para sua estratégia de conteúdo de marketing nas mídias sociais é fundamental para maior visibilidade da sua marca, tornando mais fácil e natural a geração e nutrição de leads.
Agora, o que acha de colocar a mão na massa e desenvolver a sua persona? Vamos lá, pesquise e entenda o comportamento do seu consumidor.
Autor: Josafá Tavares é Desenvolvedor Web e estudante de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet.
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