Mentoria em redes sociais
Por Equipe Fran Jacobsen 15 out 2020

Nos últimos 12 meses, nosso trabalho tem focado um pouco mais em relação à mentoria de marketing digital para psicólogos, com o objetivo de melhorar ainda mais a divulgação dos seus trabalhos na internet.
Portanto, aproveitando o momento - e tendo como base algumas perguntas frequentes que recebemos relacionadas à ativação das redes sociais - resolvemos destacar o que é necessário para começar uma gestão para conquistar novos pacientes para o seu consultório.
Fique atento com as dicas! Vamos lá!

1 - ANALISE O CENÁRIO DO MERCADO
Um dos primeiros pontos do seu trabalho, é tentar descobrir e analisar quem são os seus principais concorrentes diretos e indiretos, além de manter atenção com os outros profissionais que são referências no mercado.
Nesse caso, para facilitar o desenvolvimento dessa etapa inicial, você pode consultar o e-book Análise de cenários: monitoramento e diagnóstico, que foi desenvolvido a partir de um webinar realizado recentemente.
A segunda questão desse tópico, que também é imprescindível nessa etapa, é a realização de uma pesquisa sobre os termos mais utilizados dentro da sua área. Sobre este assunto, caso queira saber um pouco mais, leia o artigo Como escrever textos para o seu blog se destacar no Google.

2 - DEFINA SEUS OBJETIVOS
Você sabe exatamente quais são os objetivos possíveis de serem conquistados através das suas redes sociais? Se você ainda não tem ideia, separamos algumas opções para que você possa refletir sobre o assunto:

  • Aumentar o número de visitas ao seu site;
  • Aumentar a reputação da sua marca profissional;
  • Aumentar o seu engajamento;
  • Gerar mais marketing boca a boca;
  • Aumentar as suas vendas;
  • Atrair novos pacientes para o seu consultório;
  • Aumentar a fidelidade dos pacientes.

3 - CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO
Essa questão é provavelmente umas das mais comentadas na internet, já que ela é realmente fundamental para desenvolver um bom trabalho de marketing.
Isso justamente porque o público-alvo é a definição demográfica, social e econômica de quem vai consumir o seu produto, tendo basicamente os seguintes tópicos na sua formação:

  • Gênero (masculino e feminino);
  • Faixa etária;
  • Moradia (estado, cidade e bairro);
  • Classe social (renda).

A partir da análise de cenário da empresa/marca, além da identificação do público-alvo, também é possível saber as suas nuances nas redes sociais. 
Conhecendo a essência do seu público, torna-se muito mais viável a definição dos seus objetivos, a maneira como se deve oferecer os seus produtos e serviços e também qual deve ser a forma de abordagem que deverá ser adotada, tendo sempre em vista - o que é importantíssimo na área de psicologia - o Código de Ética Profissional.
Se quiser entender um pouco mais sobre o assunto, você pode consultar também o e-book 10 passos essenciais para criar um planejamento estratégico em mídias sociais.

4 - CRIE PERSONAS
As personas são perfis semificcionais que representam o paciente ideal que você deseja atrair com os seus conteúdos através das redes sociais.
Elas são consideradas um passo à frente do público-alvo, já que, além dos tópicos relacionados anteriormente, levam em consideração outras características do seu paciente como estado civil, formação escolar, profissão, religião, personalidade, estilo de vida, hábitos de compra, entre muitas outras.
Para identificar esses atributos, não podemos nos basear simplesmente no achismo e, portanto, é necessário a realização de pesquisas quantitativas e qualitativas reais.
A criação de personas é muito importante por vários motivos, entre os quais, podemos destacar o aprimoramento do tom de voz que será utilizado, a adequação dos conteúdos e formatos veiculados e também a possibilidade de segmentação dos anúncios da campanhas.

5 - DEFINA SUAS REDES SOCIAIS
Você sabe onde estão os seus clientes na internet?
A partir da análise de cenários, você também poderá definir em quais redes sociais deverão ser veiculadas o seu conteúdo.
Vale destacar que, de acordo com uma pesquisa recente do We Are Social, as 4 principais redes sociais no Brasil são: YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram.

 

6 - CRIE SUAS CONTAS E PÁGINAS NAS REDES SOCIAIS
Depois de escolher em quais redes sociais você vai desenvolver o seu trabalho, crie suas contas e garanta que todas tenham a mesma identidade digital, isto é, os nomes devem ser iguais em todos os canais - ou pelo menos bem próximos - com o objetivo de representar uma certa unidade para os seus seguidores.
Dentro desse contexto, existe uma pergunta muito frequente:
- Preciso ter um CNPJ para criar uma conta profissional/comercial no Instagram?
A resposta é simples:
- Não. Qualquer pessoa pode criar uma conta comercial no Instagram, independentemente de ser uma empresa ou não, inclusive páginas no Facebook, LinkedIn e Pinterest também.

7 - TENHA UMA BOA IDENTIDADE VISUAL
Defina uma boa foto para o seu perfil e uma outra também para a capa do Facebook, YouTube, Pinterest e afins. É muito importante ter uma foto profissional nas suas redes sociais e também contar - quase sempre - com a aplicação da logo na capa e no layout dos posts.
Para obter um bom resultado neste quesito, o trabalho de um designer será sempre muito bem-vindo, mas, caso não queira - ou não possa - investir nessa área no momento e prefira se arriscar na criação das artes, você pode seguir as dicas que colocamos em um post que foi publicado recentemente.

 

8 - DESENVOLVA UM CRONOGRAMA DE PUBLICAÇÕES
Antes de criar qualquer tipo de conteúdo, reveja as suas pesquisas de cenário e avalie o que pode ser criado que seja realmente interessante para as suas personas. Afinal, em primeiro lugar, você tem que pensar que é para elas que são elaboradas as suas publicações.
Portanto, faça um questionamento profundo tentando entender se esse ou aquele conteúdo é realmente capaz de ajudá-las a resolver algum problema, ou então, a pelo menos melhorar algum outro requisito em suas vidas.
Nesse caso, também é feita uma pergunta muito frequentemente:
- Qual é o melhor horário para fazer publicações nas redes sociais?
Pensando nessa hipótese, sugerimos uma pequena experiência:
Defina 3 horários diferentes e publique durante 1 semana inteira no primeiro que foi escolhido. Na semana seguinte, faça apenas no segundo horário e, depois, somente no terceiro.
Acompanhe os relatórios e, a partir de então, verifique qual horário obteve o melhor resultado de envolvimento e alcance nas suas publicações.
Daí em diante, você já saberá quais são os horários preferidos do seu público-alvo e, dessa forma, poderá planejar melhor as suas publicações.

9 - ESTABELEÇA UM RITMO DE PRODUÇÃO
Depois de um bom cronograma em mãos, definindo tudo o que e quando vai ser publicado, procure segui-lo à risca mantendo uma boa frequência de publicações, de acordo com os horários que você já sabe que o seu público estará mais receptivo.
Outro ponto a ser destacado, é que não adianta muito produzir extremamente bem durante um período e depois abandonar as suas redes sociais, pois, para conquistar pouco a pouco um resultado eficiente, é preciso manter um ritmo constante na criação.

10 - INTERAJA COM O SEU PÚBLICO
As redes sociais, bem como o seu próprio nome sugere, são ferramentas criadas essencialmente para a realização e manutenção de conexões com outras pessoas. Sendo assim, podemos afirmar que manter um bom relacionamento com o seu público é imprescindível para o seu sucesso.
Vale a pena destacar que, quando falamos "interaja com o seu público", no caso, não é para se relacionar apenas com os seus seguidores, mas também com outros que possam se interessar pelo seu conteúdo.

CONCLUSÃO
Como vimos ao longo do texto, são vários os critérios que devem ser trabalhados para garantir bons resultados nas suas redes sociais, além de muitos outros que precisam ser minuciosamente estudados.
Por isso, caso queira saber mais sobre o assunto, participe do Planejamento em Mídias Sociais, um curso que já está sendo desenvolvido há muitos anos, contando com a participação de centenas de alunos em diversas turmas.
Na próxima semana, teremos a primeira edição do curso Planejamento para Instagram, portanto, caso tenha interesse de se aprofundar ainda mais no tema, basta fazer a sua inscrição aqui.
Para saber mais novidades, não deixe de acompanhar nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Pinterest.
Em breve, teremos mais novidades! Nos encontramos por aí! Até logo!