Mídias Sociais
Por Francelle Jacobsen 14 abr 2024

Menos é mais nas redes sociais? Depende!
O algoritmo do Instagram, por exemplo, determina a ordem na qual as publicações são entregues com base na melhor experiência para o usuário. 

Conheça os  principais fatores que o algoritmo considera:

1.  Nível de envolvimento. Quanto mais envolvimento um post tiver, ou seja, curtidas, comentários e compartilhamentos, melhor será a entrega desta publicação. Vale ressaltar que cada tipo de interação possui um peso diferente para o algoritmo, sendo as curtidas o de menor valor.

2. O tempo de visualização e interação médio de um post. Quanto mais tempo você gasta lendo ou interagindo com determinada publicação (feed, stories ou Reels), mais o algoritmo entende que ela é importante para você, principalmente em relação ao formato.

3. Relacionamentos. O algoritmo prioriza os posts das pessoas e marcas que você interage mais, inclusive mensagens privadas.

4. Ordem cronológica - recência. Os posts recentes têm uma relevância maior, mas dependerão da combinação desse critério com os demais que o algoritmo considera para aparecerem primeiro.

5. Tipo de conteúdo. Se você curtiu, comentou, enviou determinado conteúdo sobre moda, esportes,  etc. O algoritmo entende que você tem interesse nesse tipo de assunto, portanto entregará mais publicações semelhantes;

6. Relevância. O algoritmo do instagram que decide quais conteúdos são relevantes para trending topics, considerando a ordem cronológica.

7. Compartilhamento via Direct. Se você envia determinado conteúdo para um amigo, o Instagram considera que aquela publicação é importante.

 8. Frequência de uso do Instagram. Se você acompanha o seu feed e stories com frequência, receberá automaticamente publicações mais recentes;

9. Reels ? visualizações até o fim do vídeo. O algoritmo vai considerar vídeos que sejam mais prováveis que o usuário assista até o fim. Ele vai avaliar os vídeos com os quais o usuário mais interagiu e demonstrou interesse em sugerir vídeos semelhantes em tempo e conteúdo. 

A importância do calendário editorial
O calendário ou cronograma editorial ajuda a organizar o volume, a frequência e a qualidade das publicações por rede social. Recomenda-se, no mínimo, um post por dia no Facebook e no Instagram. 

O volume adequado para stories é 3 posts por dia, pois a retenção cai a partir do terceiro.
Se você reduzir o número de postagens para um ou dois posts por semana, seu alcance vai cair e, provavelmente, não será entregue para as mesmas pessoas.  Por isso, destaco a escolha dos temas (ou editorias) de conteúdo de acordo com a jornada do cliente - topo, meio e fundo de funil para aproveitar plenamente as funcionalidades da rede social, como feed, stories, Reels e Explorar. Além disso,  você pode impulsionar a publicação para alcançar mais pessoas.


Lembre-se: ?quem não é visto não é lembrado?.


Fonte: Mlabs e Rock Content.