Marketing Digital
Por Jean Maurice Boechat 14 set 2020

Quando se fala em produção de conteúdo para a internet, surgem logo questões como "coloque um bom título", "seja claro e objetivo", "insira um CTA", "faça uma boa revisão", mas a verdade é que, para ganhar destaque realmente no Google, não basta apresentar apenas um bom conteúdo.
Para conquistar uma boa posição nos mecanismos de busca, além do que você vai escrever da melhor maneira possível,  é necessário conhecer alguns critérios técnicos que o Google leva em consideração para indexar o seu conteúdo, o chamado SEO (Search Engine Optimization).

UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE
Em primeiríssimo lugar, antes de qualquer assunto, temos que falar sobre as palavras-chave, pois é justamente através delas que os usuários conseguem encontrar a sua página na pesquisa do Google.
Portanto, as palavras-chave devem estar presentes no corpo do texto com o maior número de vezes o quanto for possível - de maneira sensata, é claro - e, de preferência, com uma formatação de destaque, como negrito e itálico, por exemplo.
Além disso, é muito importante que elas ocupem algumas posições estratégicas na sua página, como no title, na URL e no nome dos arquivos das imagens e nas suas respectivas descrições.

COMO DESCOBRIR PALAVRAS-CHAVE
Para efetuar essa tarefa, não dê muito espaço para o achismo, pois é preciso trabalhar com hipóteses bem concretas na hora de produzir o seu texto.
Mesmo que você domine um determinado assunto, para saber quais são as palavras-chave verdadeiramente relevantes para o nicho sobre o qual você está escrevendo, nada melhor do que consultar o próprio Google.
Para isso, você pode usar o planejador de palavras-chave do Google Ads, que é uma ferramenta excelente, muito usada por quem já faz anúncios pagos na própria plataforma.
Outra dica muito valiosa também é utilizar o Ubersuggest, uma plataforma desenvolvida pelo Neil Patel - um dos profissionais mais influentes atualmente no marketing digital - que permite analisar inclusive outros índices da sua concorrência.

TAMANHO E CARACTERÍSTICAS DO TEXTO
Para ter relevância na internet, o número mínimo utilizado para a construção de um texto deve ter algo em torno de 300 palavras.
Além disso, como a internet de uma maneira geral requer a utilização de textos bem objetivos e dinâmicos, não é muito recomendável a criação de frases e parágrafos muito extensos.

UTILIZAÇÃO DE BACKLINKS
Os backlinks são muito importantes não só para a indexação do Google, mas também para oferecer uma boa experiência aos usuários que visitam o seu site.
Além disso, os backlinks internos têm uma outra importância, pois influenciam diretamente um critério fundamental para o sucesso do seu site: o bounce rate.

PLATAFORMA PARA ANÁLISE DE TEXTOS 
Para não deixar passar nenhum dos critérios citados anteriormente, além de possibilitar a verificação de outros detalhes muito relevantes, a última dica é utilizar o Yoast SEO Real-time Content Analysis.
Essa plataforma, que foi desenvolvida pelo Yoast SEO - um dos melhores plugins de otimização para os mecanismos de busca utilizado no WordPress - é muito boa para analisar textos a partir dos critérios de indexação da rede de pesquisa.

CONCLUSÃO
Resumindo em linhas gerais o que falamos aqui, é preciso ter muita cautela com cada detalhe do seu texto, pois, como o ranqueamento nos mecanismos de busca é extremamente disputado, qualquer pequeno ajuste pode fazer uma grande diferença.
Por isso, tenha muito atenção não apenas com o conteúdo, mas também com a maneira como você vai apresentá-lo na internet para o seu público-alvo.