Marketing Digital
Por Fran Jacobsen 06 abr 2021

Web analytics é o processo de monitorar, medir, coletar, analisar e produzir relatórios de dados a partir da navegação e interação gerados pelos usuários na internet. 

O trabalho de web analytics é coletar e analisar os dados para auxiliar o gestor no processo decisório. Ajuda a otimizar o investimento, ou seja, onde existe chances de obter o melhor resultado.

Conheça 5 ferramentas para análise de dados:

  1. Google Analytics
  2. Google Data Studio
  3. Web Trends Analytics
  4. Adobe Analytics
  5. Tableau

Vamos focar no Google Analytics:

O Google Analytics é um serviço oferecido de forma gratuita pelo Google.
A  ferramenta apresenta estatísticas completas de visitação do seu site, seja ele um blog, um e-commerce ou um site institucional. 

Objetivos

  • Otimizar suas campanhas de marketing e o uso do Google Adsense;
  • Entender o comportamento do seu público (visitantes).

Entenda alguns relatórios gerados pelo Google  Analytics:

  • Número total de visitantes: visitantes que retornaram ao seu site e os que o visitaram apenas uma vez;
  • Origem do tráfego: o Analytics mostra de onde os acessos do seu site estão vindo;
  • Resultados de e-commerce: relata como está o desempenho da sua loja virtual;
  • Metas: especifica quais metas traçadas foram alcançadas;
  • Mídias sociais: mostra quais ações de redes sociais estão tendo mais acessos;
  • Campanhas: exibe as campanhas de marketing que estão tendo os melhores resultados.

Conta de demonstração

O Google oferece uma conta demo para que usuários possam verificar todas as funcionalidades e relatórios da ferramenta.

Para acessar a conta de demonstração, clique aqui.

Se você já tiver uma Conta do Google, deverá fazer login nela. Caso não tenha, crie uma e depois faça login.

Divirta-se!